Computador quântico longe de casa, por enquanto

Computador Quântico

Computador quântico já funciona, é o que anuncia a empresa canadense D-Wave, ao exibi-lo essa semana para todo o mundo.

O Orion, contruído pela D-Wave, é um computador de 16 qubits (“bits” quânticos). É a primeira máquina desse tipo capaz de realizar tarefas práticas. O fato de ele estar em pleno funcionamento é surpreendente. Alguns especialistas vinham prevendo que demoraria 20 anos para que os computadores quânticos pudessem ser usados na prática.”

Esse tipo de computador pode trazer grandes mudanças, para a segurança existente hoje, no mundo digital. Com esse novo processador, as chaves de criptografias serão facilmente quebradas tornando expostos grandes sistemas que hoje estão “seguros”.

Para quem leu o livro “Fortaleza Digital” do escritor Dan Brown pode paracer que a ficção está muito próxima da realidade. Este livro fala sobre um suposto super computador desenvolvido pela NSA , agência de segurança nacional dos EUA, este computador quebra qualquer senha e qualquer chave de criptografia através da força bruta, ou tentativa e erro. Ele é usado para interceptar mensagens de terrorista via internet.

Pelo jeito a ficção não está tão longe da realidade, mais por enquanto é só um sonho para o usuário doméstico, que precisara esperar longos anos até que esse equipamento tenha preço acessível.

Retirado da Info e do technewsbr

Technorati: computador, dinheiro, tecnologia, curiosidades

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: